Como Fazer um Feijão Cozido Simples



Assim como o arroz, o feijão também é um prato muito apreciado pelos brasileiros. Veja como fazer um feijão cozido simples, para comer no dia a dia...


Ingredientes 

500 gramas de feijão preto
3 dentes de alho
1 colher de chá de sal
1 folha de louro
2 colheres de sopa de azeite
2 litros de água



Modo de fazer 

Prepare o feijão: Cate o feijão para retirar pedaços de cascas, pedrinhas e outras sujeiras. Depois lave bem numa peneira e ponha de molho a noite toda numa tigela com água o suficiente para cobrir o feijão e passar mais uns 3 dedos. No dia seguinte quando fôr cozinhá-lo, acrescente mais água se achar necessário. A água deve cobrir o feijão e ainda sobrar uns 2 dedos.

Cozinhe o feijão: O feijão pode ser cozido em panela de pressão, ou numa panela grande comum.

Panela de pressão: Ponha o feijão e a folha de louro na panela com a água em que estava de molho e acrescente mais se for necessário. Tampe-a, segundo as instruções do fabricante, e cozinhe por 20 minutos desde o começo. Comece com fogo algo e no meio do cozimento, quando a panela começar a fazer barulho, abaixe o fogo. Depois de 20 minutos, retire-a do fogo, ponha na pia embaixo da torneira e deixe correr um fio de água fria sobre a tampa. Quando a panela esfriar um pouco e perder a pressão, abra-a com cuidado.

DICA: Nunca encha a panela de pressão acima da metade, pois caso contrário, quando começar a pegar pressão, o caldo começará a sair pelo furo da tampa da panela e dificultará o cozimento.

Panela comum: Coloque-o numa panela grande com a folha de louro e deixe cozinhar até que fique tudo macio. Vai demorar um pouco mais, mas ficará igualmente saboroso. Se achar necessário acrescente mais água para formar um caldo gostoso e encorpado.

Refogue o feijão: Descasque o alho e pique fininho ou esprema. Numa outra panela ponha o azeite para aquecer e coloque o alho espremido para dourar. Quando estiver douradinho vire o feijão cozido por cima e tempere com o sal. Mexa tudo e prove para ver se o tempero está bom. Deixe cozinhar até que o caldo do feijão engrosse.

DICA: Caso queira, pode espremer alguns grãos de feijão com um socador de feijão ou com as costas de uma colher de pau, para engrossar o caldo mais rápido.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!